Texto publicado no site da gravadora EMI Music. Nem preciso comentar...
CAPTURADOS VIVOS: ESTRÉIA MATADORA DO TIANASTÁCIA EM DVD
Se há um sinônimo rock´n´roll para Minas Gerais, é o Tianastácia.
Rock de pulso, que corre no sangue, passa queimando pelas narinas, sobe pra cabeça, desce pros pés, provoca pulos, gritos, movimentos involuntários de cintura, letras cantadas como se fossem hinos essenciais para o funcionamento do dia. Ou da noite.Essa identificação com o público, que existe desde o início da banda, antes do primeiro disco, pode ser conferida no primeiro DVD do grupo, “Tianastácia Ao vivo”, que está sendo lançado pela EMI.
Gravado ao vivo durante a apresentação da banda para 40 mil fãs enlouquecidos durante o Pop Rock Brasil 2004, no Estádio Independência, o DVD captura toda a urgência e o carisma do Tianastácia, numa exibição irretocável.
Durante 48 minutos o grupo desfila seus maiores sucessos como se fosse uma extensão da platéia, que participa com um misto de admiração e cumplicidade. Confirmação da habilidade de Podé (voz), Maurinho (voz), Leo (guitarra), Glauco (bateria), Antônio Júlio (guitarra) e Beto (baixo), o show foi registrado com câmeras dirigidas por Alex Miranda e Roberto T. Oliveira, com som gravado pela equipe do Estúdio Serrassonica e mixado por Roberto Marques, garantia de qualidade no 5.1.
O repertório vai do seminal primeiro hit, “Cabrobró”, à deliciosa parceria com Tom Zé, “Sapo Antunes”, numa sucessão matadora, que a platéia canta toda de cor: “ Desabafo”, “Fora de Controle”, “Sculacho”, “Qualquer Besteira’, “Favela”, “Sanatório”, “Limitado”, “Rama”, “O Sol” e “Conto de Fraldas”.
Além do prato principal, uma generosa dose de extras capaz de levar ao delírio o fã mais discreto. O mais precioso talvez seja a o item bootlegs, que flagra o sexteto em ambientes variados, onde a adrenalina se mistura com a cumplicidade de uma platéia mais próxima. Além de versões alternativas de cinco faixas do show principal, a sessão de pirataria autorizada inclui músicas como “Mestre Jonas”, “Profana”, “Itacaré”, “Milho Verde”, “Não Tinha Emprego”, “Guarda Rogério” e “Seu Caminho”, com dois solos alucinados de Glauco comandando a bateria mais apimentada do rock brasileiro.Mas tem mais: uma sessão com dezenas de fotos de diversas fases da carreira, em palcos, estúdios, aeroportos, quintais, bares e ruas. Uma reunião de making ofs que inclui o acompanhamento das gravações dos discos “Na Boca do Sapo” e “Criança Louca” e do clipe “Sanatório”. E uma coleção completa dos clipes da banda, com “Pingaoplim”, “Tizumbiar”, “Cabrobró”, “Conto de Fraldas”, “Limitado”, “Sanatório”, “Profana”, Itacaré”, “Fora de Controle” e “Rama”.
A versão em CD traz as gravações ao vivo de “Cabrobró”, “Fora de Controle”, “Sculacho”, “Qualquer Besteira”, “Favela”, “Sanatório”, “Limitado”, “Rama”, “O Sol” e “Conto de Fraldas”, além de quatro faixas bônus de estúdio: “Sapo Antunes”, “Fora de Controle”, “O Sol” e “Rama”. Pra fã nenhum botar defeito.
Em resumo: CD e DVD trazem o melhor do Tianastácia, numa retrospectiva de carreira que atesta a evolução do grupo e a qualidade de um trabalho consistente, de artistas que dialogam o tempo todo com seu público. E recebem dele o retorno merecido.
Kiko Ferreira
Postar um comentário