Contagem regressiva

Tempo restante do último período de jornalismo:




Busca

QUEM?

Everaldo Vilela tem 25 anos e cursa o 8º período de jornalismo na PUC Minas. É Atleticano... [continua...]

Na maioria das vezes, bem humorado.

Lembre-se:
Quanto maior a dor maior o alívio.

Everaldo está no Orkut.

Tem fotos no flickr e também vídeos no youtube.

Contato: blog@everaldovilela.com

Lendo

Banalogias - Francisco Bosco

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

ARQUIVO

Últimas postagens

Abre aspas, fecha aspas

E viva a subjetividade!!

To ficando louco, ou no mínimo surdo!

Jô Soares, do céu ao inferno

199 palavras que passam pela cabeça...

Será a sujeira saindo do tapete alvi-negro?

Lá no futebol...

Novo Hino Nacional

Enquanto isso, num lugar chamado futebol...

RODA "VIVA"?

Torcedor




101 JOGOS
49 VITÓRIAS
21 EMPATES
31 DERROTAS
Fez 185 gols e sofreu 128

Os números dos 100 jogos aqui e a lista dos confrontos aqui.

Último jogo: Galo 2 x 1 Náutico

Não deixe de ouvir

Cidadão Quem
Engenheiros do Hawaii
Os Paralamas do Sucesso
Pato Fu
Tianastácia

Não deixe de ver

Bafafa!
Blog prof. Caio Cesar
Blog do Tas
Charge OnLine
Cia Boa Notícia
Cocadaboa.Com
Comédia Stand-up
Como tudo funciona
Desencannes
Duke - chargista
Hipermeios
Le Troca
Michel Melamed
MP3tube
Música de bolso
Palavras Cruzadas
Stand-up Comedy Brasil



Clube Atlético Mineiro



Powered by Blogger



Template de Everaldo Vilela

Home • Abre aspas, fecha aspas » • E viva a subjetividade!! » • To ficando louco, ou no mínimo surdo! » • Jô Soares, do céu ao inferno » • 199 palavras que passam pela cabeça... » • Será a sujeira saindo do tapete alvi-negro? » • Lá no futebol... » • Novo Hino Nacional » • Enquanto isso, num lugar chamado futebol... » • RODA "VIVA"? »

Há alguns dias, venho comentando sobre o programa Re[corte]Cultural da TV Educativa (TVE Brasil) exibido, aqui em BH, pela Rede Minas. Originalmente, vai ao ar na TV Educativa em horário Nobre (20:30) e tem reprise à Meia-Noite – horário transmitido pela Rede Minas.

Ok! Mas o que tem de diferente no Re[corte]Cultural? Tudo!

Primeiro, o programa não tem o propósito de um discurso politicamente correto e no entanto o faz de maneira informal e improvisada sem ser boçal ou efêmero. O apresentador Michel Melamed faz isso muito bem sem se render a modismos e banalidades.

A idéia do programa é falar de cultura com irreverência. “A idéia era fazer uma revista às avessas, isto é, enquanto as revistas tradicionalmente se dedicam a lançamentos, estréias e vernissagens, a gente se dedica, ao contrário, à gênese da obra”, diz Michel a uma matéria para o portal Terra.
Re[corte]Cultural tem três quadros:

Debatedeira – O apresentador recebe um convidado no estúdio do programa. Esqueça o convidado sentado diante de Michel, pois a informalidade toma conta, sem subestimar o conteúdo, permitindo que entrevistado e entrevistador travem uma conversa que não se caracteriza pelo ping-pong estilo Marília Gabriela. Quem dita o ritmo da conversa é a própria conversa. Logo, os protagonistas do quadro andam pelo cenário sem direção guiados, apenas, por uma boa conversa, podendo até, entrevistado virar entrevistador...

Residência: Michel vai a casa de um entrevistado. Vi uma entrevista com Marcelo Yuka, onde, permeado pela informalidade, Michel conversava com um dos produtores de Yuka, na porta, aguardando sua vez. Mesmo nessas horas o assunto é o mesmo: cultura.

Café Expresso: Neste último, Michel encontra seu entrevistado num café ou livraria para falar de cultura (não poderia ser diferente). Esta semana o entrevistado do Café Expresso foi Zeca Baleiro que fez uma observações bacanas quando falou de músicas que chamamos de lixo.

[onde estão os gênios?]
Nessa conversa com Zeca Baleiro, me chamou a atenção uma observação que Baleiro fez: “ É fácil elogiar os gênios de quarenta anos atrás, mas temos gênios espalhados por aí hoje.” Michel, não perdeu tempo e perguntou: “Quais são os gênios de hoje?” Sem pensar duas vezes, Baleiro respondeu aos risos: “Não vou dar esse mole!!”. Como é difícil dizer que admiramos alguém, não?

Um elemento que difere o Re[corte]Cultural de outros programas se dá no modo como os quadros são exibidos. Não é o estilo Jô Soares – três blocos, três entrevistados durante quinze a vinte minutos. No Re[corte]cultural, que tem duração de trinta minutos, os três quadros são exibidos de forma fragmentada (no formato e não no conteúdo) e numa miscelânea sem igual dando ao programa uma forma não-linear. Tem-se a impressão que estamos zapeando pelo programa.

A ordem de exibição, segundo o apresentador, não é aleatória e tem uma narrativa lógica, apesar da mistura fragmentada.

Michel Melamed diz que a única certeza é que o essencial do programa é estar sempre em movimento. "O conceito de performace fala que a bora de arte está sendo criada no momento em que ela é apresentada. E a gente trata o programa como arte: sempre em construção"

Não linearidade, espontaneidade, conteúdo: esses três fatores talvez impliquem na não veiculação de programas deste tipo na TV comercial.

Eu, se fosse Gugu, Luciano Huck, João Kleber, Luciana Gimenez, Faustão e Cia, ao ver programas como Re[corte]cultural, pediria para nascer de novo ou me "matava".

leia + Re[corte]Cultural + Algo sobre Michel Melamed ah... aqui também.