1º tempo
O dicionário Aurélio define o Futebol como: Cada um dos vários jogos esportivos disputados por dois times, com uma bola de couro, num campo com um gol em cada uma das extremidades, e cujo objetivo é fazer entrar a bola dentro do gol defendido pelo adversário. Modalidade de futebol disputado entre duas equipes de 11 jogadores, num campo retangular, com o comprimento máximo de 120m e mínimo de 90m, e largura máxima de 90m e mínima de 45m, na qual é vedado aos jogadores, exceto o goleiro, tocar a bola com as mãos, e em que os pontos são marcados por gols. As equipes são geralmente distribuídas em goleiro, zagueiros, meios-campos e atacantes, dispostos de acordo com esquema tático.Ufa! Na teoria é isso, mas na prática....
2º tempo
O futebol não é tão frio quanto à definição do dicionário. Seria simples assim se não fosse o que transforma essa mera definição em ESPETÁCULO! Eis que surge aí o Torcedor de futebol.
Essa multidão que invade os estádios cantando, gritando enlouquecidamente. Que, apesar de todas as mazelas que cercam a vida cotidianda deixa, por 90 minutos se levar pela emoção. Torcida: essa é a mola mestra da paixão mundial. Mais importante que a bola até.
Porque ela é tão especial?
Por que a MINHA torcida, é a do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO! Uma torcida ímpar. Não se tem no futebol algo parecido. Fanáticos, loucos pelo galo! Essa multidão alvi-negra não trata o Galo como um simples time de futebol pelo qual torce. Trata como um membro da família. O Galo está nos planos: Domingo vou ao jogo do Galo. Não interssa se o time está bem ou não. O que interessa é ver a paixão pelo galo emanar no Gigante da Pampulha e nos estádios mundo afora. É ter a certeza de que ao ouvir um estampido seja onde for, ouvirá em seguida um grito de Galo!
Empurrar as bichas no clássico! Provocar e cantar em alto e bom som o Hino. Torcer para o Galo é um estado de espírito e somente quem tem a oportunidade de assistir um jogo das arquibancadas do Mineirão conseguirá compreender o que eu estou dizendo.
Na torcida de futebol não há distinção entre pobre, rico, branco, negro, alto, baixo, criança, idoso, homem, mulher, gordo, magro... ali, dentro do Estádio de Futebol são todos torcedores. Desconheço um local onde haja tamanho nivelamento social e tanta emoção...
A EMOÇÃO - um capítulo à parte
O que leva um sujeito a abraçar calourosamente uma pessoa que nunca viu? O que faz inicar uma conversa com uma pessoa que você nuca viu antes como se fossem amigos há anos? Tem coisas, que só o futebol explica. O choro iminente, seja na derrota, seja na vitória... O arrepio de ouvir uma manifestação onde, finalmente, o mudno permanecerá unido!(1) Sem torcida não tem futebol!
ACRÉSCIMOS
Meu orkut está com o escudo do Galo escrito "eu não abandono". Um sujeito chamado Erilton deixou um scrap dizendo que se eu não abandono o azar é meu! Entrei no orkut do juriti e ele tem somente duas comunidades: CRUZEIRO e Amigos da Peteca BeloHorizonte. Bem típico de Maria mesmo! Eu mereço! Detalhe: Ninguém pediu a opinião deste panguá.
FIM DE JOGO :(
Domingo, 27 de novembro de 2005. Hoje, o Clube Atlético Mineiro foi rebaixado à segunda divisão do campeonato Brasileiro. Como torcedor e frequentador assíduo do mineirão pergunto: E daí?
Eu,
vou continuar vestindo minha camisa do galo;
Vou continuar cantando o hino no mais alto volume;
Vou continuar indo a TODOS os jogos no mineirão;
Vou continuar secando as Marias, os urubus e o curintia!
Vou continuar torcendo contra o vento;Vou continuar sendo CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!!!
PORQUE EU NÃO ABANDONO, NUNCA!
UMA VEZ ATÉ MORRER!!!!
"Que se calem todos os nossos inimigos
E que as tentativas dos adversários vão para fora
Que nossos chutes estufem a todas as redes
Que cada partida seja uma nova vitória
Ainda que só reste eu na arquibancada
Mesmo sozinho irei torcer e vencer com o Galo
Assim como Drumond que torceu contra o vento
Que derrotado passou a soprar ao contrário."
Trecho de autoria atribuída a Roberto Drummond
(1) Parafrasenado João Havelange: "Enquanto a bola rolar, o mundo estará feliz e estará unido"
Postar um comentário