Contagem regressiva

Tempo restante do último período de jornalismo:




Busca

QUEM?

Everaldo Vilela tem 25 anos e cursa o 8º período de jornalismo na PUC Minas. É Atleticano... [continua...]

Na maioria das vezes, bem humorado.

Lembre-se:
Quanto maior a dor maior o alívio.

Everaldo está no Orkut.

Tem fotos no flickr e também vídeos no youtube.

Contato: blog@everaldovilela.com

Lendo

Banalogias - Francisco Bosco

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

ARQUIVO

Últimas postagens

To ficando louco, ou no mínimo surdo!

Jô Soares, do céu ao inferno

199 palavras que passam pela cabeça...

Será a sujeira saindo do tapete alvi-negro?

Lá no futebol...

Novo Hino Nacional

Enquanto isso, num lugar chamado futebol...

RODA "VIVA"?

SERÁ?

AGAMENON 23/10

Torcedor




101 JOGOS
49 VITÓRIAS
21 EMPATES
31 DERROTAS
Fez 185 gols e sofreu 128

Os números dos 100 jogos aqui e a lista dos confrontos aqui.

Último jogo: Galo 2 x 1 Náutico

Não deixe de ouvir

Cidadão Quem
Engenheiros do Hawaii
Os Paralamas do Sucesso
Pato Fu
Tianastácia

Não deixe de ver

Bafafa!
Blog prof. Caio Cesar
Blog do Tas
Charge OnLine
Cia Boa Notícia
Cocadaboa.Com
Comédia Stand-up
Como tudo funciona
Desencannes
Duke - chargista
Hipermeios
Le Troca
Michel Melamed
MP3tube
Música de bolso
Palavras Cruzadas
Stand-up Comedy Brasil



Clube Atlético Mineiro



Powered by Blogger



Template de Everaldo Vilela

Home • To ficando louco, ou no mínimo surdo! » • Jô Soares, do céu ao inferno » • 199 palavras que passam pela cabeça... » • Será a sujeira saindo do tapete alvi-negro? » • Lá no futebol... » • Novo Hino Nacional » • Enquanto isso, num lugar chamado futebol... » • RODA "VIVA"? » • SERÁ? » • AGAMENON 23/10 »

Bom, nada como um espaço numa grande publicação para destilar o veneno.
Laurindo Lalo Leal Filho – sociólogo, jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, publicou uma crônica na Revista Carta Capital que deu o que falar.
Ele e outros professores visitaram a redação do Jornal Nacional. Durante a visita matinal, acompanharam uma reunião de pauta do famigerado Jornal. William Bonner, editor chefe do Jornal Nacional conduziu a reunião que decidira o que ia ao ar naquele dia. Antes porém, Bonner, comentou com os visitantes sobre uma pesquisa e se referiu ao público médio espectador do Jornal Nacional como Homer Simpson.
Eis que surge a subjetividade que gerou toda a confusão: Para o professor, Homer Simpson é preguiçoso, burro e passa o tempo no sofá, comendo rosquinhas e bebendo cerveja (aff).
Diante dessa interpretação, e munido da sensação de amar odiar a Rede Globo, a história deu o que falar.
William Bonner, no entanto, enviou uma mensagem ao site Blue Bus em resposta:
“Em palestras que ministro a estudantes que nos visitam todas as semanas, faço o mesmo. Nestas ocasioes, sempre abordo, por exemplo, a necessidade de sermos rigorosamente claros no que escrevemos para o público. Brasileiros de todos os níveis sociais, dos mais diferentes graus de escolaridade. E o didatismo que buscamos para o público de menor escolaridade nao deve aborrecer os que estudaram mais. Neste desafio, como exemplo do que seria o público médio nessa gama imensa, às vezes cito o personagem Lineu, de A Grande Família. Às vezes, Homer, de Os Simpsons. Nos dois casos, refiro-me a pais de família, trabalhadores, protetores, conservadores, sem curso superior, que assistem à TV depois da jornada de trabalho. No fim do dia, cansados, querem se informar sobre os fatos mais relevantes do dia de maneira clara e objetiva. Este é o Homer de que falo.
Mas o Professor Laurindo tem uma visao diferente de Homer. Em vez do trabalhador (numa usina nuclear), o acadêmico o vê como um preguiçoso. Em vez do chefe de família, o Professor Laurindo o vê como um comedor de biscoitos. Esta imagem nao é a que tenho, nao é a disponível, num texto bem-humorado, no site oficial da série Os Simpsons, que faz graça do personagem, mas registra que Homer é 'um marido devotado e que, apesar de poucas fraquezas, ama a sua família e é capaz de tudo para provar isso, mesmo que isso signifique se fazer passar por tolo'...".
Muito bem. Na minha opinião, damos mais poder à rede Globo do que ela realmente tem. Amamos odiá-la.
Mais curioso nessa história toda, é que Homer Simpson é querido por muitos brasileiros e, o ato de cortar ou colocar uma matéria num jornal é inerente a qualquer Editor de Jornal seja onde for. O questionamento se dá, talvez, por não concordarmos com o que de fato é relevante. Mas isso é extremamente subjetivo, o que é relevante para o Editor chefe do JN pode não ser para mim. Será que se o mesmo acontecesse com o editor chefe do Jornal da Record teríamos a mesma repercussão?

+ Crônica de Laurindo na Carta Capital + Mensagem William Bonner ao Blue Bus + ah... UOL também citou o caso