Por que é tão difícil assumir um erro?
Colocamos a culpa sempre do lado oposto ao nosso. Lula não sabia. Outro dia eu estava pensando como seria a crise política se José Serra fosse o presidente da república e Lula oposição. Lula e o PT certamente estaria sambando em cima do governo.
Agora, em tempos de crise, notamos que a culpa - a batata quente - é jogada para o outro.
Muito fácil colocar a culpa nas elites e partir para o populismo. Isso sempre funcionou! Defender o povo e jogar a culpa no capitalismo selvagem. Lula está Brasil a fora inaugurando de meio-fio a indústria. Sempre com discursos calorosos. O mérito tornou-se álibi. Se antes, o nordestino analfabeto era um ser astuto a ponto de chegar à presidência da república hoje ela o inocenta. Onde está a astúcia que o levou ao cargo máximo da nação? Lula sabia ou não sabia? Não interessa! Falso profeta: Lula paga não por ter feito o que todos fizeram e sim por fazer tudo aquilo que sempre condenou. A porteira está aberta!! Todos se sentem no direito de analisar a crise o que, do ponto de vista da democracia, procede. Por isso não se assuste se ver a múmia da televisão brasileira, Hebe Camargo, "analisando" a crise. Crise, que crise? Todos afogando num rio de dinheiro ou num mar de lama.
A CULPA É DA MÍDIA!!
Não tenho ouvido outra coisa nos últimos dias. É muito cômodo dizer que o consumismo e o modismo são frutos deste monstro chamado mídia. Compra-se porque viu na propaganda, na novela, porque tá na moda. Mas se as porcarias vendem, e vendem muito, é porque tem quem compre. João Cleber, O Tempo, Malhação, Cidade Alerta, Caras, Veja, Ti Ti Ti... vendem porque tem quem compra.
A PODEROSA GLOBO:
Ela pode tudo!! Será? A sensação que tenho é que a Rede Globo é a competência questionada pela "inveja". Tecnicamente reconhecida, tem seu conteúdo atacado sistematicamente. Acusada de ser manipuladora. Criou-se o hábito de tornar a Globo o bicho papão da história. Fácil dizer que a globo manipula, difícil é dizer que você não cobra seus direitos, não reclama que a saúde é um caos, que falta emprego, moradia, etc. e você não diz porque está alienado pela novela das oito. Nada!! Pior do que o consumismo e o modismo é o comodismo. Conformar-se com o que é ruim. Falta atitude. Chega de botar a culpa na globo e nos políticos!!! Chega de bancar o falso profeta!! Assuma sua parte neste bolo. Parta para ação. Certamente você não vai resolver os problemas do mundo, mas se cada um fizer a sua parte, muita coisa pode mudar. O discurso parece piegas, mas é a mais pura realidade.
Para finalizar o trecho de uma música do Gabriel o Pensador em pareceria com Tiago Mocotó e Itaal Shur. A música se chama "Até quando" e está no álbum "Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo".
"(...)Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda a gente anda pra frente.
E quando a gente manda ninguém manda na gente.
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.
Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente agente molda o futuro! (...)"
Postar um comentário