Contagem regressiva

Tempo restante do último período de jornalismo:




Busca

QUEM?

Everaldo Vilela tem 25 anos e cursa o 8º período de jornalismo na PUC Minas. É Atleticano... [continua...]

Na maioria das vezes, bem humorado.

Lembre-se:
Quanto maior a dor maior o alívio.

Everaldo está no Orkut.

Tem fotos no flickr e também vídeos no youtube.

Contato: blog@everaldovilela.com

Lendo

Banalogias - Francisco Bosco

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

ARQUIVO

Últimas postagens

Tentando explicar [como foi] o salto de pára-quedas

Compras online

Não seja um e-mala

Como funciona?

Rascunho antigo: A verdade é um espelho

Prêmio

A gente ri mesmo

Piada pronta

Homenagem pública

Mineiramente, Pato Fu comandou em 2007

Torcedor




101 JOGOS
49 VITÓRIAS
21 EMPATES
31 DERROTAS
Fez 185 gols e sofreu 128

Os números dos 100 jogos aqui e a lista dos confrontos aqui.

Último jogo: Galo 2 x 1 Náutico

Não deixe de ouvir

Cidadão Quem
Engenheiros do Hawaii
Os Paralamas do Sucesso
Pato Fu
Tianastácia

Não deixe de ver

Bafafa!
Blog prof. Caio Cesar
Blog do Tas
Charge OnLine
Cia Boa Notícia
Cocadaboa.Com
Comédia Stand-up
Como tudo funciona
Desencannes
Duke - chargista
Hipermeios
Le Troca
Michel Melamed
MP3tube
Música de bolso
Palavras Cruzadas
Stand-up Comedy Brasil



Clube Atlético Mineiro



Powered by Blogger



Template de Everaldo Vilela

Home • Tentando explicar [como foi] o salto de pára-quedas » • Compras online » • Não seja um e-mala » • Como funciona? » • Rascunho antigo: A verdade é um espelho » • Prêmio » • A gente ri mesmo » • Piada pronta » • Homenagem pública » • Mineiramente, Pato Fu comandou em 2007 »

Está no caderno Folhateen – da Folha de São Paulo hoje.


No ar

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm1401200807.htm

Pára-quedismo atrai os jovens viciados em adrenalina e fãs de esportes radicais; Boituva, a 116 km de São Paulo, é um dos lugares mais indicados para a prática


CARLOS MINUANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Estudos, vestibular, trabalho. Cansado da correria do ano que terminou? Seja qual for o seu caso, se a agitação extrapolou e você quer aproveitar verão e férias para relaxar, vai aqui uma dica: salte de pára-quedas.
A receita é simples. Escolha um fim de semana de sol -tarefa simples nessa época do ano- e vá para Boituva, a 116 km de São Paulo. Segundo os adeptos do esporte, após um salto a 12 mil pés de altitude, não há estresse que resista.
O primeiro passo é o salto duplo acompanhado de um instrutor (cerca de R$ 300). "É o parque de diversões do pára-quedismo", diz Rodrigo Castilho, presidente da Associação de Pára-quedismo de Boituva.
Desde os anos 70, a região vem se firmando como centro nacional do esporte. "É a maior área da América Latina e umas das principais do mundo."
Para saltar de pára-quedas, uma característica fundamental é gostar de aventuras. O estudante Tiago Godoy, 19, se encaixa no perfil. "Tenho certeza de que vou gostar", disse pouco antes do primeiro salto. "Até hoje, o máximo que fiz foi pular de "skycoaster" em parques".

Os pais

No caso de Tiago, o principal obstáculo não foi o medo. "Só não havia saltado ainda por causa de meus pais, que não concordavam", desabafa. De acordo com a atual legislação, menores de 18 podem saltar apenas se os pais estiverem presentes.
Para Godoy, saltar de pára-quedas é a melhor alternativa para as férias. Ele garante que não sente medo, mas, ao avistar o avião em que embarcaria estacionando na pista de decolagem, não se contém. "Ai meu Deus, o avião chegou!"
Enquanto praticavam surf em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, durante a virada de ano, as estudantes Letícia Hunaudaye, 18, e sua amiga Sylvie Eaton, 18, decidiram radicalizar na primeira balada de 2008 e saltar de pára-quedas. A empolgação das jovens pegou boa parte da família. No primeiro sábado do ano estavam todos lá: mãe, pai, amiga e até a tia.
"Irado!", gritava Letícia após o pouso. "Pensei que ia morrer". Enquanto o avião decolava, ela conta que apenas se perguntava "o que estava fazendo ali". Na hora do salto, mudou de idéia. "A sensação é incrível", disse, ainda ofegante. "Me senti um pássaro atravessando as nuvens". Apesar do susto e dos gritos, ela promete voltar.
Para Sylvie não foi diferente. "Deu muito medo, não queria mais saltar". Apesar de quase "amarelar" quando a porta do avião se abriu, ela encarou o desafio e não se arrependeu. "Gritei muito, mas, quando senti as nuvens, foi demais!"

Começo precoce

No caso de alguns afortunados, o pára-quedismo começou cedo. No sentido inverso da maioria, para estes jovens, saltar, longe de ser inibido pelos pais, foi quase uma obrigação.
Foi o que aconteceu com a estudante Fernanda Soria, 18. Com apenas 13 anos, ela rasgou o céu de Salvador, em seu primeiro salto duplo. Aos 15, o vôo foi individual "por livre e espontânea pressão" do pai pára-quedista, conta.
Apesar de conhecer o esporte desde o berço, ela já pensou em desistir. "Quando olhei o sorriso de meu pai, de orelha a orelha, percebi que não teria outro jeito", lembra. Hoje, ela trabalha com o pai em uma escola de pára-quedismo e, assim como ele, pretende seguir no esporte.
A convivência com pára-quedistas também facilitou a vida de Rafael Pereira, 16. Desde pequeno, ele trabalha na lanchonete da família, que fica dentro do Centro Nacional de Pára-quedismo. Um dia, um instrutor o convidou para saltar.
Ele tinha 14 anos e se lembra até hoje da ansiedade que sentiu durante os quinze minutos iniciais, tempo entre decolagem e salto. "Durante uma semana fiquei completamente aéreo, só pensando na experiência". Rafael conta os minutos para o próximo salto, desta vez sozinho. "Antes cedo do que tarde", brinca.
É claro que as sensações variam para cada indivíduo. Medo, ansiedade e outros sentimentos entram em erupção. Mas, diferenças à parte, todos concordam em um ponto: a sensação de liberdade ao saltar de pára-quedas é indescritível.

Cursinho
Para quem quiser adotar o esporte, o salto duplo é uma forma segura de testar a aptidão, observa Rodrigo Castilho, presidente da APB. "A partir dele é possível avançar para o individual", informa.
Ele observa, no entanto, que é necessário passar por um curso preparatório com oito horas de instruções teóricas e dez de atividades práticas -em bom português, oito saltos durante um único dia.
Em SP, existem outras áreas para a prática de pára-quedismo, mas Boituva é uma das mais adequadas por suas condições climáticas, geográficas e de infra-estrutura.
O local possui três aeronaves, com capacidade para 15 pessoas cada, e um aeroporto particular. Além disso, a região dispõe de 12 escolas para cursos, treinamentos e salto duplo (veja algumas nas próxima página). Basta uma pesquisa pela internet para localizar várias.
Mas lembre-se: para a sua segurança, antes de saltar, certifique-se de que a escola seja filiada à Confederação Brasileira de Pára-quedismo, entidade que monitora a atividade no país.

"Tentei pegar nuvens com minhas mãos"

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm1401200808.htm

JULIANA CALDERARI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Era outubro de 2006 e eu estava na cidade australiana de Byron Bay, lar de ripongos e viajantes do mundo todo. Às 9h, o ônibus me levou ao centro de pára-quedismo. Confesso que, mais do que animação, estava sentindo os efeitos de uma noitada com meus companheiros de albergue.
Nada mais merecido, já que passar o aniversário do outro lado do mundo, longe dos amigos, não é fácil. Por isso, os 450 dólares australianos (cerca de R$ 700) que gastei na ocasião me pareceram justificáveis. Afinal, seriam quase 4.300 metros de queda livre olhando para o mar do meu país favorito.
Subimos no avião, que parecia feito de papel, empurrado pelo vento. A adrenalina foi aumentando e, àquela altura, pular já me parecia mais seguro do que ficar naquele brinquedinho.
Fui a primeira a saltar e, sim, conseguimos dar duas piruetas no ar.
É muito frio lá em cima e a velocidade é tanta que fica difícil respirar. Mesmo gritando com todas as forças, a voz não sai. É inacreditável passar pelo meio das nuvens. Me lembro de tentar pegá-las com as mãos quando o pára-quedas abriu.
Subimos feito ioiô e tudo ficou calmo e pequenininho. As casas, os carros e as pessoas pareciam peças de Lego. Era como sobrevoar uma foto de satélite do Google. Surreal e lindo.