Contagem regressiva
Tempo restante do último período de jornalismo:
QUEM?
Everaldo Vilela tem 25 anos e cursa o 8º período de jornalismo na PUC Minas. É Atleticano... [continua...]
Na maioria das vezes, bem humorado.
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Disse aqui e aqui sobre as chatices de quem manda e-mails mil ou não usam o recurso com certa prudência.
O jornal Hoje em Dia publicou em seu caderno de informática os sintomas do e-mala e as regras de etiqueta. Vale a pena dar uma lida.
E-MALA
Sintomas, segundo Christian Barbosa (consultor e presidente da Tríade do Tempo, especializada em gestão de tempo e produtividade, que realizou um estudo, onde confirmou que o brasileiro gasta, em média, três horas por dia para lidar com seus correios eletrônicos.)
* Mister urgência - Se todos seus e-mails são para ontem, se tudo que você manda é imediato e precisa ser feito na hora, se você liga depois de enviar um e-mail e pergunta se a pessoa viu sua mensagem urgente, existe algo errado com seu planejamento pessoal e sua rotina diária
* Caixa de Entrada lotada - Todo e-mala possui mais de 100 e-mails na Caixa de Entrada. Em geral, é a pessoa que vive comentando que não recebe os correios dos outros, que pede informações que chegaram na mensagem que ele não sabe pois não leu ainda. É comum também demorar um tempão para achar uma mensagem no meio de tantos e-mails não lidos ou mal organizados
* Copia todos - É sempre melhor que todos fiquem sabendo do assunto do que apenas um, certo? Talvez, lá na escola, você adorasse que todo mundo parasse para ouvir suas histórias, não é? Em geral, também gosta muito de responder a todos, pois é o botão maior no Outlook e ele sempre salta no seu clique
* Assuntos bizarros - O conteúdo do seu e-mail fala sobre o resultado da última reunião de diretoria, mas o assunto é algo do tipo: "O gato subiu no telhado" ou qualquer coisa do gênero. Em um e-mail, o assunto deve resumir em uma frase o conteúdo do mesmo e não ser uma frase criptografada que até um hacker teria dificuldades em decifrar
* Correntes - O e-mala adora mandar correntes com frases bonitas, apresentações divertidas, vídeos engraçados, tem medo que caia sua orelha ou que Deus fique bravo com ele se a mensagem não chegar a 20 pessoas pelo menos.
* E-mails sem ação - A maioria dos e-mails é composta de informações e ações que devem ser tomadas, mas o e-mala só sabe passar a informação e deixa os próximos passos indefinidos ou ambíguos.
* E-mails longos - Todo e-mala tem o DNA do mala clássico, que você sempre evita. Adora ficar falando horas sem ter muito o que agregar e que sempre acaba atrapalhando. Isso aplicado no correio eletrônico cria mensagens muito extensas, sem objetividade e chatas de ler. O ideal é manter um e-mail com menos de quatro parágrafos (aproximadamente mil caracteres).
REGRAS DE ETIQUETA
Não existe uma regra de etiqueta para Internet. Christian Barbosa recomenda algumas ações simples que podem evitar problemas na hora de compartilhar as mensagens com os amigos ou no trabalho:
* Evitar o uso excessivo de letras maiúsculas - Frases formadas apenas com letras maiúsculas significam que o emissor da mensagem está gritando
* Colocar os endereços sempre em cópia oculta - Não deixar exposto o nome e endereço de quem irá receber a mensagem, principalmente quando for enviada para um grande número de pessoas
* Evitar e-mails longos, com mais de mil caracteres. Quatro ou cinco parágrafos já são suficientes para transmitir qualquer mensagem
* Evitar títulos enigmáticos ou que não dizem nada - O assunto deve ser o resumo do e-mail
- Colocar ação, ou seja, sempre colocar o que deve ser feito ao receber. Ex.: Responder imediatamente; não responder; etc.
Fonte: Caderno Info.com - Jornal Hoje em Dia
http://www.hojeemdia.com.br/v2/index2.php?sessao=9&ver=1¬icia=697
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