Contagem regressiva

Tempo restante do último período de jornalismo:




Busca

QUEM?

Everaldo Vilela tem 25 anos e cursa o 8º período de jornalismo na PUC Minas. É Atleticano... [continua...]

Na maioria das vezes, bem humorado.

Lembre-se:
Quanto maior a dor maior o alívio.

Everaldo está no Orkut.

Tem fotos no flickr e também vídeos no youtube.

Contato: blog@everaldovilela.com

Lendo

Banalogias - Francisco Bosco

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

ARQUIVO

Últimas postagens

Realmente bonito

Quantos prefeitos presos?

A força do pensamento positivo

Pode tomar gol?

Design da Revista Época

Bobeira

'Custe o Que Custar'

Hugo Chávez Mickey Mouse?

100 anos

Dois filmes sobre futebol

Torcedor




101 JOGOS
49 VITÓRIAS
21 EMPATES
31 DERROTAS
Fez 185 gols e sofreu 128

Os números dos 100 jogos aqui e a lista dos confrontos aqui.

Último jogo: Galo 2 x 1 Náutico

Não deixe de ouvir

Cidadão Quem
Engenheiros do Hawaii
Os Paralamas do Sucesso
Pato Fu
Tianastácia

Não deixe de ver

Bafafa!
Blog prof. Caio Cesar
Blog do Tas
Charge OnLine
Cia Boa Notícia
Cocadaboa.Com
Comédia Stand-up
Como tudo funciona
Desencannes
Duke - chargista
Hipermeios
Le Troca
Michel Melamed
MP3tube
Música de bolso
Palavras Cruzadas
Stand-up Comedy Brasil



Clube Atlético Mineiro



Powered by Blogger



Template de Everaldo Vilela

Home • Realmente bonito » • Quantos prefeitos presos? » • A força do pensamento positivo » • Pode tomar gol? » • Design da Revista Época » • Bobeira » • 'Custe o Que Custar' » • Hugo Chávez Mickey Mouse? » • 100 anos » • Dois filmes sobre futebol »

ALTAS HORAS
Ontem no Altas Horas o quadro 'Contra e A favor' debateu a maior idade penal. Visitei agora o site indicado pelo pai de um rapaz vítima de latrocínio que debateu no programa.

Fiquei impressionado com a quantidade de casos de extrema violência que, segundo o site, ficaram/estão impunes em função da menor idade de seus autores.

JUÍZO
Aproveito a ocasião para falar sobre o documentário Juízo de Maria Augusta Ramos.

Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.

Eu convidei um amigo estudante de direito para ver o filme comigo. Se não bastasse ser uma boa companhia ele certamente me esclareceria alguma dúvida que surgisse em meio ao vocabulário dos magistrados.

Primeiro me impressionou as histórias. Incrível como aquilo tudo parece uma realidade distante, o que não é verdade. Fato que dá muito sentido à frase que aparece no trailler: Juízo - quando a realidade parece ficção.

Ligando uma coisa e outra
Quando faço uma ligação entre o discurso do pai do jovem vítima de latrocínio, o discurso do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o documentário me dá um nó.

Começando pelo sistema carcerário que definitivamente não recupera nem ressocializa o sujeito. As instituições onde ficam os menores idem. Portanto, punição é algo complicado.

Depois penso no histórico dos menores infratores. Tiveram uma escola bacana? Tiveram saneamento básico? O estado que agora quer julgá-lo oferceu a este jovem o básico para que ele tivesse oportunidades? E entram aí uma série de valores: quais as referências sobre família, religião, educação, ética, certo, errado?

Aí me recordo de uma fala da juíza do documentário que ficou martelando na minha cabeça:

"Eu fico espantada por que é um menino com saúde, graças a Deus... dois braços duas pernas. Podia tá fazendo uma coisa lícita! Podia tá lavando carro, podia tá vendendo uma bala, mas não. Tá roubando os outros". Veja este trecho aqui.

Então é isso que o estado tem a oferecer aos menores? Não estou aqui subestimando este trabalho, mas não concordo que o estado dê ao menor esta perspectiva. Aí me vem em mente o documentário Ônibus 174 de José Padilha. Sandro, o assaltante, também foi "vítima" de certa forma.

Na minha humilde opinião o problema começa lá atrás. Professores mal remunerados, escolas em péssimas condições, caos na saúde, corrupção, condições de moradia, saneamento básico, referências, valores, atuação política.

Quando tudo isso falha acaba no que temos hoje. Isso, certamente, não justifica a violência, mas não pode ser varrido para debaixo do tapete. Com certeza é um fator que influencia.

Sobre a redução da menor idade penal sinceramente, não sei. O nó permanece.