Contagem regressiva

Tempo restante do último período de jornalismo:




Busca

QUEM?

Everaldo Vilela tem 25 anos e cursa o 8º período de jornalismo na PUC Minas. É Atleticano... [continua...]

Na maioria das vezes, bem humorado.

Lembre-se:
Quanto maior a dor maior o alívio.

Everaldo está no Orkut.

Tem fotos no flickr e também vídeos no youtube.

Contato: blog@everaldovilela.com

Lendo

Banalogias - Francisco Bosco

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

ARQUIVO

Últimas postagens

Brasil - Um país de todos

Haaaaaaaaja Coração!!

Barulinho bom - Hollywood [Los Hermanos]

Pensando 2

O poder da mente - da Cia da Boa Notícia

Los Hermanos em sabará [up 19/07]

Final Feliz

Só se vê na globo... [lembram da música?]

Barulhinho bom - Pato Fu [link corrigido]

14 julho de 2006

Torcedor




101 JOGOS
49 VITÓRIAS
21 EMPATES
31 DERROTAS
Fez 185 gols e sofreu 128

Os números dos 100 jogos aqui e a lista dos confrontos aqui.

Último jogo: Galo 2 x 1 Náutico

Não deixe de ouvir

Cidadão Quem
Engenheiros do Hawaii
Os Paralamas do Sucesso
Pato Fu
Tianastácia

Não deixe de ver

Bafafa!
Blog prof. Caio Cesar
Blog do Tas
Charge OnLine
Cia Boa Notícia
Cocadaboa.Com
Comédia Stand-up
Como tudo funciona
Desencannes
Duke - chargista
Hipermeios
Le Troca
Michel Melamed
MP3tube
Música de bolso
Palavras Cruzadas
Stand-up Comedy Brasil



Clube Atlético Mineiro



Powered by Blogger



Template de Everaldo Vilela

Home • Brasil - Um país de todos » • Haaaaaaaaja Coração!! » • Barulinho bom - Hollywood [Los Hermanos] » • Pensando 2 » • O poder da mente - da Cia da Boa Notícia » • Los Hermanos em sabará [up 19/07] » • Final Feliz » • Só se vê na globo... [lembram da música?] » • Barulhinho bom - Pato Fu [link corrigido] » • 14 julho de 2006 »

Outro dia postei uma nota que citava o 'truque' que deixa Regina Duarte, a protagonista da novela Global, mais jovem. Segue, o texto da Folha Ilustrada de hoje que explica melhor o que acontece:

Plástica Digital

Globo usa programa de computador para embelezar cenas e rejuvenescer atrizes, como Regina Duarte, que tem 59 anos e interpreta personagem entre 45 e 50 na novela "Páginas da Vida"

LAURA MATTOSDA REPORTAGEM LOCAL

Como Regina Duarte consegue, à beira dos 60 anos, ter a pele tão lisinha e sem rugas que vemos em "Páginas da Vida"?
O segredo atende pelo nome de Baselight. Não se trata de um creme caríssimo, plástica ou botox, e sim de um programa de computador comprado pela Globo numa feira de tecnologia de Las Vegas. Não é um tratamento na pele da atriz, mas em sua imagem no vídeo.
O software é bem mais do que um cirurgião plástico digital. Tem múltiplas funções para melhorar a qualidade das imagens, dentre as quais a correção de luz e cores. "Sinhá Moça", a atual novela das seis, tem "cara" de cinema graças a ele.
O rejuvenescimento é só uma das armas do software, mas não a menos importante para "Páginas da Vida", uma vez que Helena, a heroína interpretada por Regina Duarte, tem entre 45 e 50 anos, enquanto a namoradinha do Brasil completou 59 em fevereiro. Era algo que a simples maquiagem não poderia ter resolvido.
Para remoçar a atriz, o Baselight cria uma espécie de "máscara" virtual a partir de seu rosto, com imperfeições corrigidas. O operador do computador, então, escolhe pontos de "tracking" ("seguindo a pista", em tradução literal), que podem ser, por exemplo, os olhos.
É como se ele desse a ordem: "os olhos da máscara devem perseguir os da atriz". Assim, a "máscara" digital se move de acordo com os movimentos do rosto da personagem em cena.
O uso do Baselight para melhorar a aparência das heroínas pode ser comparado ao que o software Photoshop faz nas fotografias, de acordo com Marcelo Siqueira, diretor de efeitos especiais da Casablanca, a maior empresa de finalização de filmes do país. O programa é utilizado por revistas masculinas para apagar, nas fotos, celulites, estrias e outros "inconvenientes" das mulheres nuas."
O tratamento para melhorar a imagem é realizado há muito tempo na publicidade e no cinema. Na televisão, era mais difícil, em razão da pressa nas gravações. Isso agora está mais fácil com esses novos softwares", afirma Siqueira, que trabalhou nos filmes "Se Eu Fosse Você" e "Deus É Brasileiro", entre outros.A estréia do Baselight na Globo foi em "Sinhá Moça", focada no efeito "cara de cinema". Em "Páginas da Vida", veio o rejuvenescimento, além de outros tratamentos para "harmonizar" cores e iluminação.
O programa é empregado na pós-produção, ou seja, as cenas são gravadas e editadas normalmente e, só no fim do processo, passam pelo software. O interessante é que os elementos da cena podem ser trabalhados separadamente. Não é um filtro ao qual a cena é submetida por completo. Uma atriz pode ter a pele rejuvenescida enquanto o ator que contracena com ela permanece com seu rosto "original". Adivinhar quem passou e quem não passou pelo Baselight pode ser um jogo divertido para o espectador de "Páginas da Vida". Será que as espinhas de Thiago Lacerda sumiram de um capítulo para outro "na vida real" ou graças ao Baselight?
A Globo não dá detalhes sobre o uso do software. Quando questionado sobre seu efeito rejuvenescedor, Jayme Monjardim, diretor de "Páginas da Vida", respondeu, por e-mail: "Nossa preocupação é que as imagens sejam sempre bonitas e agradáveis ao olhar. A estética da novela é um conjunto de fatores, começa pela iluminação no estúdio ou nas externas, passa pela caracterização dos personagens, pelo enquadramento das câmeras até chegar ao uso do Baselight".O autor, Manoel Carlos, diz que foi consultado sobre o uso do software e aprovou a idéia. "Todos os recursos à nossa disposição devem ser usados, e o Jayme os usa de maneira equilibrada. Imagens bonitas merecem o melhor tratamento para chegarem ainda mais bonitas para o público."
A Folha o questionou sobre a necessidade de tornar Regina Duarte mais moça para interpretar Helena. "Ela também está muito bem e bonita pessoalmente, conforme tenho visto quando me encontro com ela", se limitou a responder.
Ricardo Waddington, diretor de "Sinhá Moça", disse que o software "é justo com a beleza de nossas atrizes". "A imagem do vídeo era muito dura, cruel. É evidente que o tratamento favorece as atrizes, como já acontecia no cinema. O Baselight faz justiça com nossas atrizes, que já são lindas."
Ele afirma que o uso do software é resultado de três anos de pesquisa na Globo. "Não basta existir o programa, é preciso saber usá-lo. Nossa equipe foi treinada em Las Vegas pelos fabricantes do software."Marcelo Siqueira lembra que a ferramenta terá de ser aperfeiçoada com a mudança para a TV digital. "A nitidez será maior do que a dos aparelhos atuais, e os truques de hoje seriam notados pelo público."

  ::: Anonymous Anônimo comenta:
Everaldo, se você ver Superman, perceberá que quando ele vira o super-heroi, o tratamento da pele dele é descarado!!!!
É muito interessante o que eles fazem, eu amo isso!
24/7/06 16:54

  ::: Anonymous Anônimo comenta:
O pior é quando uma reles mortal quer ficar igualzinha à atriz plastificada..
1/8/06 19:20

Postar um comentário